Sindicalismo é a união dos trabalhadores na constituição de um instrumento chamado sindicato que fortalece a luta e as conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras
No dia 17 de julho, o Assessor de Formação da Fetiesc Sabino Bussanello realizou um curso de formação para Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão, Cortiça, Áreas de Reflorestamento, Distribuidoras de Papel de Higiene e Limpeza, Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Campos Novos – SITRIPEL , a pedido do Presidente da entidade, Jocil Pedro Pereira.
A nova diretoria do Sitripel tomou posse no mês de maio deste ano, e parte de seus diretores participam pela primeira vez de um curso de formação. Pensando nisso o Presidente da entidade solicitou à Fetiesc a presença do Assessor de Formação para ministrar a primeira etapa do curso que trata da história do sindicalismo, socialismo e as classes sociais.
O Assessor de Formação da Fetiesc comenta sobre a temática utilizada “nesta primeira etapa temos três temas centrais: a organização da sociedade capitalista e consequentemente o surgimento do sindicato, a constituição de toda estrutura sindical no Brasil a partir dos anos 30 que está em vigor até o presente momento e o desafio e papel das lideranças sindicais. Este é um debate mais amplo, vamos falar também sobre as bandeiras de luta do movimento sindical e começar o processo de formação destes novos dirigentes sindicais”.
Nos temas abordados, estão as conquistas do movimento sindical e o papel do dirigente sindical. Dentre esses papéis, está um fundamental “não perder direitos e avançar nos direitos”. Não perder direitos é não aceitar a terceirização, seria a flexibilização de todos os direitos e a organização do sindicalismo (estrutura vertical e horizontal do sindicalismo). Avançar em direitos significa diminuir a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, melhorar a gestão sindical, levar a participação de jovens e mulheres no contexto do sindicalismo.
A segunda etapa do curso tratará sobre os diagnósticos da realidade dos trabalhadores do setor do papel com o Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes e posteriormente a terceira etapa sobre Direito Trabalhista com os Assessores Jurídicos da Fetiesc.
Fonte: www.fetiesc.org.br